domingo, 27 de maio de 2018

5 - Grandezas vetoriais e grandezas escalares

Um fenômeno físico pode ser quantizado, ou seja, pode ser medido e representado por uma grandeza física. então a grandeza será utilizada para representar o fenômeno em termo de valores. Há dois tipos de grandezas na física: grandezas escalares e grandezas vetoriais. As grandezas escalares representam apenas um valor numérico, por exemplo, quando nos referimos à massa de um corpo, somente dizemos que sua massa é 40 Kg, mencionamos apenas um valor que faz sentido para caracterizar esta grandeza. Assim, se precisamos saber qual a nossa temperatura, usamos um termômetro e averiguamos que é 36,5 °C, e isto faz sentido!

Agora, imaginemos que você desceu do ônibus e precisa ir até à farmácia mais próxima, então pergunta à uma pessoa que passa, onde fica a farmácia mais próxima, então ela responde que fica a 400 metros. Só com esta informação, você consegue chegar à farmácia? Não. A posição é então uma grandeza vetorial, você precisa saber além da distância, qual a direção e qual o sentido que deve tomar para chegar à farmácia. Assim sendo, uma grandeza vetorial é aquela que necessita, além do valor numérico, que mostra a intensidade, de uma representação espacial que determine a direção e o sentido. Aceleração, velocidade e força são exemplos de grandezas vetoriais.
Fonte: http://soumaisenem.com.br/fisica/conhecimentos-basicos-e-fundamentais/grandezas-escalares-e-grandezas-vetoriais 

Para a grandeza vetorial fazer sentido é necessário que todas as informações sejam dadas: módulo, direção e sentido. No caso da farmácia, a pessoa deveria dizer: "você deve seguir por esta rua (direção) à direita (sentido) e depois de 300 metros (módulo) encontrará uma farmácia”. A grandeza vetorial é representada por uma seta que indica direção e sentido. Saber a direção significa sabermos se o vetor está na horizontal, vertical ou se está inclinado, enquanto que saber o sentido significa saber “para que lado” está grandeza aponta. Assista o vídeo abaixo, extraído da KHANACADEMY para ilustrar melhor a diferença entre estas grandezas.


 Fonte: https://pt.khanacademy.org/science/physics/one-dimensional-motion/displacement-velocity-time/v/introduction-to-vectors-and-scalars

autora: Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário